Conselho Superior e Diretoria Executiva

CONSELHO SUPERIOR DO INDI

MIGUEL CORRÊA
Presidente
Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

BERNARDO AFONSO SALOMÃO DE ALVARENGA

Diretor-Presidente da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG

HELVÉCIO MIRANDA MAGALHÃES JÚNIOR

Secretário de Estado de Planejamento e Gestão

JOSÉ AFONSO BICALHO BELTRÃO DA SILVA
Secretário de Estado de Fazenda

MARCO ANTÔNIO SOARES DA CUNHA CASTELLO BRANCO

Conselheiro
Diretor-Presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – CODEMIG

MARCO AURÉLIO CROCCO AFONSO

Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A. – BDMG

DIRETORIA EXECUTIVA DO INDI

Diretora-Presidente

CRISTIANE AMARAL SERPA

Graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário UNA, e Mestre em Política Econômica Internacional, obtido na Universidade de Tsukuba – Japão. Atualmente é Presidente do INDI, Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais e pesquisadora do Centro de Estratégias e Negócios Internacionais do Ibmec MG, professora do Ibmec MG, professora visitante da Ohio University. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: negócios internacionais, internacionalização de empresas, culturas, negociações, marketing internacional, consultoria empresarial.

Diretores

RICARDO MACHADO RUIZ

Economista com graduação e mestrado pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Economia pela The New School for Social Research (USA). É professor associado da Faculdade de Ciências Econômicas e do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR), ambos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE-MJ) no período 01/2010 a 02/2014. Atualmente é Vice-Presidente e Diretor de Prospecção de Negócios do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais – INDI-MG (Agência de Promoção de Investimentos). Tem experiência nos seguintes temas: organização industrial, economia industrial, mudanças tecnológicas, política antitruste e regulação, economia e desenvolvimento regional. Foi consultor de várias instituições: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Foreign and Commonwealth Office/UK (Global Opportunities Fund), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Governo de Minas Gerais, Governo do Estado do Espírito Santo, Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP-MG), entre outros.

CÉZAR MANOEL DE MEDEIROS

Formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado em Economia pelo CEDEPLAR e doutorado em Economia pelo IE-UFRJ. Cargos ocupados: BANCO DO BRASIL – Assessor da COTEC – Consultoria Técnica da Presidência (1974/1975); PETROBRÁS (1993/1996) – Consultor do Planejamento Estratégico e de Engenharias Financeiras; COMPANHIA VALE DO RIO DOCE – Membro do Comitê de Planejamento Estratégico (2003/2005); ACESITA – Membro do Conselho de Administração (2003 a 2005) e ARCELOR – Membro do Conselho de Administração (2006 a 2008). Atualmente, é diretor no Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI).

JOSÉ CALDEIRANI FILHO

Graduação em Engenharia Mecânica pela UFU; Mestrado em Engenharia Mecânica pela UFU; Doutorado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP. Atuação como Gerente de Produção na Casale Equipamentos Ltda; Sócio Diretor da CSFranco Construtora e Incorporadora Ltda; Docente nas Áreas de Engenharia na UFU; Diretor da UNIPAC Uberlândia; Secretário de Planejamento Urbano na Prefeitura de Uberlândia; Secretário de Meio Ambiente na Prefeitura de Uberlândia; Diretor do CREA-MG.

LETÍCIA AMARAL FRANCO

Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Ibmec e pós-graduada em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Minas Gerais. Dentre os mercados de atuação, destaque para o de siderurgia e mineração. Ampla experiência em administração, no planejamento e controle de atividades, principalmente nas áreas de logística e suprimentos, fixando políticas de gestão dos recursos financeiros e administrativos. Conhecimento de compras de materiais e serviços, controle de contas, desenvolvimento de fontes alternativas de suprimentos, planejamento, elaboração e acompanhamento de contratos, redução de custos através de desenvolvimento de novos fornecedores, reestruturação de categorias. Gestão de área financeira, contábil e de recursos humanos em empresa do ramo de manutenção de aeronaves.

LUIZ CUSTÓDIO COTTA MARTINS

É engenheiro-agrônomo, formado na Faculdade de Agronomia de Botucatu, em São Paulo. Trabalhou na SUCRAL Engenharia e Processos Ltda em Piracicaba/São Paulo, posteriormente assumiu vários postos de trabalho nas usinas da família. Foi diretor da Associação de Usineiros de Minas Gerais no período de 1982 a 1988. Foi, também, membro do Conselho Deliberativo do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), no período de 1984 a 1989. Foi Secretário-Executivo do Grupo de Países Latino Americanos e do Caribe Exportadores de Açúcar de 1994 a 1996. Foi presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais (Siamig/Sindaçúcar-MG e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) da regional Vale do Rio Grande. Atualmente, é diretor no Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI).