Minerometalúrgico

A cadeia do aço está associada à história de desenvolvimento do Brasil, especialmente do estado de Minas Gerais, que é a única região no mundo a reunir grandes jazidas, florestas plantadas, siderúrgicas, prestadores de serviços e um forte parque industrial consumidor, como o setor automotivo, a construção civil, os fabricantes de estruturas e diversos outros produtos metálicos. O setor minero metalúrgico em Minas Gerais é destacado pela sua importância, abrangendo os segmentos de mineração, siderurgia (independentes e integradas),metais não-ferrosos, fundição e fabricação de produtos siderúrgicos.

 

Mineração

Minas Gerais responde por 53% da produção brasileira de minério de ferro e 29% de minérios em geral, além de ser o maior produtor de ouro, zinco, fosfato e deter 75% da produção mundial de nióbio. No Estado também se produz bauxita, manganês, paládio, prata, dolomito, filito, quartzo, calcário, chumbo, feldspato, granito, zircônio, cobalto, enxofre, níquel, barita e manganês. Existem mais de 300 minas em operação no Estado, das quais 67% são de classe A, e 40 das 100 maiores minas do Brasil estão em Minas Gerais. As principais empresas produtorassão: Alcoa, AngloGoldAshanti, ArcelorMittal, Cia. Brasileira de Alumínio (CBA), CBMM, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Jaguar Mining, Kinross, Mineração Curimbaba, Samarco, Usiminas, Vale, Vallourec e Votorantim.

Infográficos-18

Um APL de Fundição com participação de 120 empresas. Destaca-se também a presença do Centro Tecnológico de Fundição Marcelino Corradi (SENAI/CETEF), em Itaúna, que promove a geração de inovações tecnológicas para o setor e conta com laboratórios especializados e credenciados nacionalmente, onde são desenvolvidas pesquisas aplicadas para a indústria da fundição.

Siderurgia

Minas Gerais possui a maior concentração de siderúrgicas, principalmente pela proximidade das matérias primas. Estão presentes no estado a ArcellorMittal, Aperam, Gerdau, Usiminas e Vallourec. Essas indústrias são responsáveis pelo fornecimento dos mais diversos tipos de produtos, do aço carbono aos aços especiais, planos e longos, abastecendo diretamente consumidores ou servindo de base para outras indústrias da cadeia (autopeças, linha branca, fabricantes de estruturas metálicas, equipamentos, etc).

Infográficos-19

Metais Não Ferrosos

A produção de metais não ferrosos tem forte impacto no Estadotendo como base as operações industriais: i) da Votorantim Metais através da exploração e beneficiamento de zinco, chumbo e prata em Vazante e Paracatu; ii) da AnglogoldAshanti nas atividades de mineração de ouro em Nova Lima, Sabará e Santa Bárbara; iii) da CBMM, em Araxá, como o mais importante fornecedor mundial de nióbio e da tecnologia do nióbio e inteiramente integrada, desde a mina até produtos finais; e iv) da cadeia do alumínio desde o processo de mineração da bauxita, produção da alumina, reciclagem de sucatas e refusão do alumínio.

Fundição

Minas Gerais é o segundo maior produtor de fundidos em aço, ferro, alumínio, bronze e latãodo País, com capacidade instalada de 2 milhões de toneladas/ano. Com aproximadamente 400 empresas, o Estado responde por quase 30% da produção nacional, com destaque para a região Centro Oeste (Divinópolis, Cláudio e Itaúna), onde está localizado um APL de Fundição com participação de 120 empresas. Destaca-se também a presença do Centro Tecnológico de Fundição Marcelino Corradi (SENAI/CETEF), em Itaúna, que promove a geração de inovações tecnológicas para o setor e conta com laboratórios especializados e credenciados nacionalmente, onde são desenvolvidas pesquisas aplicadas para a indústria da fundição.

Metalmecânico

Importante cadeia produtiva de Minas Gerais, o estado possui um dos maiores e mais avançados centros de produção de equipamentos e serviços, sob encomenda, para os setores de Petróleo e Gás no Brasil.

Metalúrgico

A cadeia do alumínio tem um forte impacto em Minas Gerais. A grande tendência do setor reside na agregação de valor das diversas ligas de alumínio. Nessa ótica, os investidores que possuem negócios no estado ou que irão implementar alguma unidade fabril terão expressivos benefícios decorrentes das matérias primas, mãodeobra, logística e proximidade do mercado consumidor. Já a indústria de estruturas metálicas, tem forte atuação em Minas Gerais e está intimamente associada ao grande potencial de crescimento da indústria da construção civil nos segmentos industrial e de infraestrutura no Brasil. Essa sólida indústria é um dos indicadores do potencial de desenvolvimento econômico do estado.

Mão de Obra

Esse segmento é tradicional no Estado e conta, desde o início do desenvolvimento dessa indústria no Brasil, com pessoas e instituições altamente qualificadasnos mais diversos níveis e segmentos de atuação. Vale destacar, por exemplo, instituições de ensino e pesquisa como a UFMG, o CDTN, a UFOP, a Fundação Gorceix, e o SENAI/CIT, além de outras.

Folders

Rare Eatth Magnet Folder

Folder em inglês sobre a disponibilidade e extração de “Terras Raras” em Minas Gerais


Versão para impressão: Rare Earth Magnet Folder

Graphene Folder

Folder em inglês sobre a disponibilidade e extração de Grafeno em Minas Gerais


Versão para impressão: Graphene Folder