Energia Renovável

Minas Gerais possui abundantes recursos naturais, com grande potencial de geração de energias renováveis. Bacias hidrográficas, elevada irradiação solar, ventos de alta intensidade e extensa área aproveitável pela agropecuária coloca o estado em posição privilegiada para a geração energética com base hidráulica, fotovoltaica, eólica e biomassa. Além disso, o Programa Mineiro de Energias Renováveis estabelece incentivos fiscais e um regime tributário diferenciado para o setor, contemplando a geração e comercialização de energia elétrica, equipamentos, construção civil e boa parte da cadeia produtiva.

 

Infográficos-16

 

Energia Solar

A junção perfeita entre os melhores níveis de radiação solar do mundo e temperaturas mais amenas possibilitam elevados percentuais de eficiência das placas fotovoltaicas para geração de energia. O norte do estado está recebendo a maior planta de energia solar da América Latina. Além disso, a Sunew, empresa mineira de alta tecnologia, desenvolve módulos fotovoltaicos orgânicos flexíveis e leves, com similares apenas na Alemanha, Japão e Coréia do Sul. Em geração distribuída, temos mais de 800 conexões já realizadas.
Energia Renovavel 2

Energia Eólica

Minas Gerais possui um potencial de energia eólica de aproximadamente 40 GW, considerando ventos superiores a 7,0m/s, tendo como áreas mais favoráveis as regiões do Triângulo Mineiro, Norte e Nordeste, principalmente ao longo da Serra do Espinhaço. Importante ressaltar, ainda, que o estado possui diversas empresas fabricantes de considerável parcela da cadeia produtiva da indústria eólica nacional.
Energia Renovavel 3

Biomassa

Minas Gerais é um dos líderes na produção agropecuária no Brasil cultivando diversas matériasprimas agrícolas e extrativas e gerando resíduos animais, proporcionando uma grande potencialidade para a geração de energia. Cabe ressaltar, ainda, a conscientização cada vez maior para correto descarte e aproveitamento dos resíduos domésticos, bem como esforço governamental focado em incentivos e investimentos, com o objetivo de estimular mais projetos de geração de energia.

Energia Hídrica

As características naturais conferem ao Estado um recurso hídrico privilegiado, com 16 bacias fluviais abrigando o nascimento de grandes potenciais hidrelétricos: rio São Francisco, responsável por 40% da drenagem do Estado, o sistema rio Paranaíba/rio Grande, além dos rios Jequitinhonha, Doce e Araguari. O potencial hidráulico estimado é de 24 GW, terceiro maior do país. O estado conta com capacidade instalada de mais de 17 GW, distribuída em cerca de 260 usinas geradoras (UHEs, PCHs e CGHs).
Infográficos-17

Mão de Obra
A UFMG e a UFJF (Juiz de Fora) ofertam graduação, bacharelado, mestrado e doutorado em Eng. Elétrica, ênfase em Energia, e graduação em Eng. Hidráulica e Recursos Hídricos. Ainda, a UFJF possui um laboratório de geração de energia elétrica fotovoltaica. A FIPMOP (Montes Claros) forma bacharéis em Eng. Energias Renováveis e a FUMEC leciona o curso de Eng. Bioenergética. A PUC Minas possui um laboratório (Green) referência em estudos e pesquisa em energia solar e oferece graduação em Eng. de Energia. Por fim, a UNIFEI (Itajubá) e a UFSJ (São João Del Rey), junto ao CEFET-MG,dispõem de mestrado em Engenharia de Energia.

 

 

 

Atlas Solar MGAtlas Eólico de MG

linha---citação

aspasA parceria realizada entre a nossa empresa e o Governo do Estado, sobarticulação e estímulo do INDI, criou condições favoráveis à viabilização do nosso empreendimento no Sul de Minas. Com visão estratégica, o INDI atuou como vetor de desenvolvimento do nosso projeto e, desta forma, favorece novos investimentos no Estado.

Marcelo Caetano Franco – Porto Energética Ltda. – CGH João Franco

aspas-2

linha---citação

aspasEm ações e eventos realizados com a ABSOLAR o INDI tem reconhecido a energia solar fotovoltaica como oportunidade estratégica para o crescimento e desenvolvimento de Minas Gerais e atuado como catalisador de novos investimentos no estado. Por isso, a ABSOLAR reconhece no INDI um parceiro estratégico para o apoio aos empresários interessados em atuar no estado de Minas Gerais.

Rodrigo Sauaia – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR

aspas-2

linha---citação