Balança Comercial de Minas Gerais

Cultura

Minas Gerais é conhecida por ser guardiã do patrimônio histórico-cultural brasileiro, particularmente exemplificado em suas cidades históricas. O Estado contém cerca de 60% do patrimônio histórico brasileiro. O Inhotim foi eleito pela Trip Advisor um dos 20 melhores museus do mundo. Recentemente, a Unesco deu parecer favorável à elevação do conjunto arquitetônico da Pampulha à condição de Patrimônio da Humanidade

Desenvolvimento

Minas Gerais possui um índice de desenvolvimento humano considerado alto de acordo com as delimitações estabelecidas no Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil. Belo Horizonte é atualmente considerada pela Delta Economics & Finance a melhor capital do Brasil para se viver. Extrema, no sul do estado, foi considerada em estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) a cidade mais desenvolvida do Brasil.

Sustentabilidade

Minas Gerais é destaque em sustentabilidade. A capital do estado, Belo Horizonte, foi eleita pelo segundo ano consecutivo a Capital brasileira da Hora do Planeta, ocupando papel de destaque no que se refere ao reaproveitamento de energia solar. Belo Horizonte também é a principal smart city brasileira que se preocupa com o meio ambiente, segundo o ranking  connected Smart Cities, desenvolvido pela Urban Systems.