Localização

O Estado de Minas Gerais está localizado na Região Sudeste do Brasil, no meio de uma área que concentra cerca de 2/3 da produção brasileira e próxima dos grandes centros de decisão do País. O acesso é fácil a algumas das principais metrópoles brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro. O mesmo acontece com os principais portos brasileiros, como o de Santos, Rio de Janeiro, Paranaguá e os localizados no Complexo Portuário do Espírito Santo.

Mapa_sudeste

 

Tem como estados limítrofes: Bahia (Norte e Nordeste), Espírito Santo (Leste), Rio de Janeiro (Sudeste), São Paulo (Sul e Sudeste), Mato Grosso do Sul (Oeste), Goiás (Nordeste), além do Distrito Federal.
A impossibilidade de comunicação direta com o mar é compensada pelo fato de constituir-se como o principal corredor de ligação entre as diversas regiões do Brasil: grande parte do fluxo de transporte terrestre de cargas e passageiros passa, necessariamente, pelo seu território.

Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, forma, com outros 33 municípios, a Região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a principal do Estado e o polo mais dinâmico de desenvolvimento. A RMBH conta com aproximadamente 5 milhões de habitantes e responde por cerca de 1/3 da formação do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

Minas Gerais possui 853 municípios, distribuídos em uma área superior à de países como França, Suécia, Espanha e Japão: 587 mil km², o equivalente a 7% do território brasileiro.