Infraestrutura

LOGÍSTICA

O Estado possui localização geográfica estratégica, a maior malha rodoviária e a segunda maior malha ferroviária do Brasil.

O aeroporto mais importante de Minas Gerais é o BH Airport, localizado a 30 quilômetros de Belo Horizonte. Ele é um dos cinco maiores do País e registra um movimento de passageiros de mais de 10 milhões de pessoas/ano, além de contar com voos internacionais para Europa, Estados Unidos, América Central e América do Sul.

Outros aeroportos que ofertam voos comerciais são o da Pampulha em Belo Horizonte, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

Minas Gerais possui cinco portos secos, localizados em Betim, Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia e Varginha. O diferencial dessas estruturas é a agilidade no desembaraço aduaneiro.

 

ENERGIA ELÉTRICA

Em Minas Gerais existem mais de 690 empreendimentos voltados para a geração de energia elétrica. Esses empreendimentos possuem a capacidade de geração de mais de 15 GW de potência para mais de 8 milhões de consumidores (industriais, comerciais e residenciais). A maior parte da energia gerada é renovável, com destaque para as hidrelétricas, que são responsáveis pela produção de aproximadamente 80% da energia consumida.

A CEMIG é a principal geradora e distribuidora de energia elétrica em Minas Gerais. A área de concessão da Cemig Distribuição S/A (Cemig D) abrange cerca de 96% do Estado.

 

ÁGUA E ESGOTO

A principal fornecedora de serviços de água e esgoto em Minas Gerais é a Copasa. Suas principais atividades são o abastecimento de água e o saneamento, as quais abrangem desde o planejamento e elaboração de projetos até sua execução, ampliação, remodelagem e exploração.

 

GÁS

O Estado conta com mais de 880 km de rede de distribuição de gás natural, com um fornecimento diário de mais de 4 milhões de m³, tanto para residências quanto para indústrias. O principal centro consumidor são as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A Gasmig é a distribuidora exclusiva de gás natural canalizado no Estado, atendendo à indústrias (gás natural comprimido e liquefeito), condomínios (residencial) e pessoas físicas (automotivo).

 

TERRENOS E IMÓVEIS

O Estado possui uma grande disponibilidade de terrenos e imóveis para uso comercial e industrial. O INDI possui um banco de dados de imóveis com cerca 324 milhões de m² em terrenos cadastrados e 550 imóveis e galpões. Além desse banco de dados, o instituto oferece o serviço de pesquisas customizadas de imóveis e terrenos.

 

CONHEÇA MAIS

SETOP DER-MG COHAB MINAS CODEMIG