Lançada a Trilha Mineira da Inovação

Postado em 31/05/2017 às 14:45:32

Foi lançada, esta semana, a Trilha Mineira da Inovação (TMI), uma iniciativa estratégica que vai auxiliar e facilitar o caminho da inovação no estado. O empenho em difundir o empreendedorismo e a inovação por Minas Gerais fez com que nove instituições se unissem.

O projeto é fruto de um esforço em conjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), da Rede Mineira de Inovação (RMI), da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI).

Como funciona a plataforma

A TMI será hospedada no portal do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI) e tem por objetivo facilitar a interação e integração dos atores de inovação no Estado, identificando as fases de pesquisa, tecnologia e inovação. Este processo vai simplificar a busca por parceiros para desenvolvimento de projetos, guiando os processos inovadores pelos melhores caminhos.

Além disso, a Trilha vai orientar seus usuários a encontrar a solução mais adequada à sua demanda em um momento específico, conectando-o com as ações dos diversos parceiros (editais, chamadas, consultoria, linhas de financiamento, etc). Dessa forma a TMI vai apoiar projetos nos diferentes estágios:

• Pesquisa Básica
• Pesquisa aplicada ou tecnologia
• Ideia de negócio ou protótipo
• Em produção
• Mercado