INDI promove setor mineral de MG na Exposibram 2017

Postado em 18/09/2017 às 17:47:10

Minas Gerais é o principal estado minerador do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração – Ibram. É responsável por aproximadamente 53% da produção brasileira de minerais metálicos e por 29% de minérios em geral, e é onde se localizam 40 das cem maiores minas brasileiras. Com o objetivo de debater a indústria mineral e apresentar as principais novidades do setor, a Exposição Internacional de Mineração – Exposibram 2017 chega esta segunda-feira, 18/09, a Belo Horizonte. O INDI, a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais, estará presente no evento promovendo o setor mineral do estado.

Entre os dias 18 e 21 de setembro, 50 mil empresários e representantes de organizações governamentais e privadas devem passar pelo Expominas. O evento bienal é organizado pelo Ibram, e conta com cerca de 500 expositores. O INDI terá um estande no espaço junto à Codemig, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Analistas da Agência estarão presentes no local, para apresentar e esclarecer dúvidas sobre os serviços oferecidos e sobre a atuação do INDI junto à Indústria Mineral.

Debates e negócios

Em parceria com o Escritório Comercial do Governo do Canadá em Belo Horizonte e com o Escritório Holandês de Apoio aos Negócios, o INDI organiza também duas tardes de rodadas de negócios. A proposta da agenda é mediar o contato entre empresas mineiras, canadenses e holandesas. As empresas participantes pertencem a diversos setores da mineração, como construção de maquinário, distribuição, manutenção e serviços de engenharia especializados, recursos hídricos, serviços e monitoramento, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e tecnologia da informação. Na terça-feira, 19/09, a Agência apresenta ainda seus serviços para empresas estrangeiras convidadas pela delegação canadense para a Exposibram.

Organizado pela Comissão de Mineração da CCBC – Câmara de Comércio Brasil-Canadá, outro evento programado para a Exposibram é o Encontro Brasil-Canadá de Mineração, entre 8h30 e 11h30 de quarta-feira, 20/09, no Expominas. O encontro propõe um diálogo sobre formas sustentáveis de viabilizar a mineração nos estados de Minas Gerais e do Pará. No evento serão abordados temas como licenciamento ambiental, fomento à mineração, preocupações e dificuldades do setor, boas práticas para um desenvolvimento sustentável e ações conjuntas do setor privado e do governo.

Exposibram 2017

Uma das maiores exposições de mineração da América Latina, a Exposibram conta com a participação das principais mineradoras e de grandes fornecedores de produtos e serviços do setor. No espaço, serão apresentadas as principais novidades em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à Indústria Mineral, além de dados sobre investimentos e gestão.

Quando: 18 a 21 setembro, das 13h às 21h

Onde: Expominas – Av. Amazonas, 6.030, Bairro da Gameleira, Belo Horizonte

Visitação aberta ao público externo