INDI comemora 50 anos e lança o portal Best of Minas

Postado em 12/06/2018 às 13:50:33

Nesta segunda-feira, 11/06, o INDI, Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais, celebrou a marca dos seus 50 anos. A solenidade reuniu, na Sala Minas Gerais, cerca de 700 convidados, entre autoridades, funcionários, colaboradores, parceiros e clientes. A grande atração da noite foi a apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

No auditório, foi exibido vídeo comemorativo, seguido pelas falas da diretora-presidente do INDI, Cristiane Serpa, e do diretor-presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, representando o Governador do Estado, Fernando Pimentel. Cristiane Serpa falou da trajetória do INDI em relação ao desenvolvimento econômico sustentável do estado, frente a desafios econômicos e políticos que fizeram parte da história de Minas Gerais e que podem ser sentidos na atualidade. Ressaltou o trabalho da Agência com a atração e consolidação de investimentos, o desenvolvimento de negócios e a promoção do comércio exterior.

Best of Minas

No evento, foi lançado o site Best of Minas, uma vitrine de apresentação de produtos mineiros com potencial exportador, desenvolvido pelo INDI. O portal dá visibilidade global a empresas e produtos do estado, aproximando produtores de importadores. Alinhado à missão do INDI com a promoção de exportações, o objetivo da plataforma é facilitar a participação e ampliar as possibilidades de entrada das micro, pequenas e médias empresas mineiras em mercados internacionais.

O Best of Minas apresenta os produtos em páginas individuais das empresas. O usuário do site, importador com interesse em produtos mineiros, é direcionado aos produtos e às empresas a partir da página inicial e por mecanismos de busca. O INDI desenvolverá ações estratégicas para promover a plataforma e atrair a visitação de compradores internacionais. Para além do benefício ao empresário, o Best of Minas vai permitir que o INDI possa localizar a demanda pelos produtos mineiros. Especialistas da Agência acompanharão as consultas feitas pelos importadores. O objetivo é orientar as empresas nos passos iniciais de aproximação com novos clientes.

A iniciativa, pioneira em Minas Gerais, oferece o serviço gratuitamente a empresários do estado. Para participar do site, a empresa deve estar capacitada a exportar. Essa avaliação é realizada por meio de um diagnóstico desenvolvido e disponibilizado pelo INDI.

Inteligência de mercado

Mais que uma vitrine para os produtos mineiros e para Minas Gerais, o Best of Minas oferece produtos de inteligência de mercado ao usuário. Elaborada pelo INDI, está disponível no site a ferramenta Estudo de Mercado, que faz uma classificação de produtos mineiros em mercados selecionados. A partir de visualizações interativas, o usuário pode identificar mercados internacionais com diferentes níveis de demanda para produtos. Os mercados são classificados de acordo com o desempenho da demanda pelo produto pesquisado, informando se ela está aumentando ou reduzindo. Essa classificação é feita a partir de dados relativos às compras efetuadas por 29 países, responsáveis por quase 70% das importações totais dos produto brasileiros exportados nos últimos cinco anos.

O site concentra ainda informações relativas ao desempenho do comércio exterior de Minas Gerais. Mensalmente, são publicadas balanças comerciais do estado, traçando uma evolução das exportações e importações, com informações de destino, origem e pautas exportadora e importadora. Também está disponível no portal o Panorama do Comércio Exterior de Minas Gerais. A publicação traz informações referentes aos principais produtos comercializados, origem e destino das mercadorias, municípios que mais exportaram e dados de comércio exterior por Território de Desenvolvimento de Minas Gerais.

Empresas mineiras interessadas em se cadastrar no Best of Minas devem fazer o autodiagnóstico disponível no site: www.bestofminas.com.br.