Estrella Galicia reforça presença no Brasil com indústria em Minas Gerais

Postado em 21/07/2017 às 10:55:14

A cervejaria espanhola Estrella Galicia reforça presença no Brasil com indústria em Minas Gerais. A marca de cervejas premium assinou, nesta quinta-feira (13/07), com o governo do estado, protocolo de intenções para projeto de investimento. A assinatura marca a entrada da empresa no mercado brasileiro com produção local própria. A fábrica será instalada em Poços de Caldas, Território Sul, com um investimento de cerca de R$ 100 milhões, na primeira fase de implantação. Inicialmente, está prevista produção de 20 milhões de litros anuais de cerveja, adaptável para uma demanda superior. Nessa nova fase de investimento da Estrella Galicia no Brasil, estima-se que a companhia deve gerar até 100 postos de trabalho diretos em todo o país.

Da esquerda para a direita, Fernando Pimentel, Ignacio Rivera e Sérgio Azevedo. Crédito: Edy Fernandes

“Gostaria de fazer um agradecimento a todos que se empenharam para termos esse resultado, inclusive, e principalmente, a Estrella Galicia, que fez essa escolha de forma muito apurada, exigente e cautelosa. É uma empresa familiar, mas já uma multinacional, cujo primeiro empreendimento fora da Espanha e da Europa é no Brasil, em Minas Gerais, Poços de Caldas. É motivo de muito orgulho para todos nós termos sido escolhidos por uma empresa que prima pela qualidade”, afirmou o governador Fernando Pimentel.

As negociações da empresa com o INDI, a Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais, foram iniciadas em abril de 2015. A cervejaria espanhola teve acompanhamento do INDI em visitas e reuniões com prefeituras de municípios mineiros, com as secretarias estaduais e com a Gasmig. A Agência também produziu estudos e relatórios de terreno. Foi um trabalho que levou à escolha de Poços de Caldas como casa da primeira fábrica da Estrella Galícia fora da Espanha. “Poços de Caldas nos oferece ótimas condições para desenvolver nossas receitas e garantir nosso padrão de qualidade. Além disso, tem uma ótima localização para poder atender à demanda do mercado brasileiro”, afirmou Ignacio Rivera, CEO Mundial da Estrella Galicia.

Para o prefeito Sérgio Azevedo, “é um orgulho para Poços de Caldas receber uma empresa como a Estrella Galicia. Foram estudadas cinquenta cidades e Poços de Caldas foi a escolhida. Gostaria de agradecer a todos que contribuíram para isso e, em especial, ao governador. Minas Gerais não poupou esforços para trazer a empresa ao Estado”, afirmou o prefeito.

Mercado brasileiro

Líder do segmento premium na Espanha, a marca fundada em 1906 chegou ao Brasil em 2008, com as cervejas especiais Estrella Galicia, Estrella Galicia 0,0% (versão sem álcool), 1906 Reserva especial, 1906 Red Vintage e 1906 Black Coupage. A construção de uma fábrica própria faz parte do planejamento estratégico da empresa dentro do país e ajudará a fortalecer o posicionamento premium das marcas da cervejaria no mercado nacional.

O Brasil, terceiro maior produtor de cervejas do mundo, é a porta de entrada para a empresa na América Latina. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, Cerv Brasil, o país fabricou 14 bilhões de litros de cerveja em 2014, atrás apenas de China e Estados Unidos. Nos últimos dez anos, a produção nacional cresceu a uma taxa média de 5% ao ano. A cadeia produtiva movimenta R$ 74 bilhões, respondendo por 1,6% do PIB nacional e 14% da indústria de transformação. “O Brasil é um país que abraçou nossos produtos. Estamos aqui para contribuir com uma proposta de valor e qualidade no desenvolvimento do segmento premium no mercado”, disse Ignácio Rivera.

A cerimônia de assinatura também contou com a presença dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa da Silva Júnior, e de Fazenda, José Afonso Bicalho, além de vereadores de Poços de Caldas e outras autoridades.