Empresas mineiras participam de missão de exportação na Europa

Postado em 29/09/2017 às 12:17:12

Empresas mineiras do setor de alimentos e bebidas participam, entre os dias 2 e 11 de outubro, da Missão de Exportadores Mineiros à Europa 2017. Organizada pelo INDI, a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais, a missão leva empresários para a Alemanha, na feira de alimentos e bebidas Anuga, e para a Holanda, onde acontecem encontros de negócios e atividades de desenvolvimento de capacidade técnica para entrada de produtos na Europa. As empresas que participam da comitiva mineira são exportadoras ou têm potencial exportador, com produtos de alta qualidade, como alimentos à base de mandioca, cachaças, cafés, feijão, pão de queijo e própolis.

O INDI oferecerá visitas qualificadas com potenciais compradores e trabalhará com a inserção dos produtos mineiros no mercado internacional. Especialistas acompanharão os participantes, para auxiliar no fechamento de negócios internacionais. “A palavra é personalização: na missão, nós vendemos a empresa mineira. Oferecemos uma estrutura de apoio no Brasil e na Europa, e procuramos gerar negócios de forma personalizada para as empresas”, explica Ivan Pinto, gerente de promoção comercial do INDI.

Agenda de atividades

A Missão MG na Europa começa na Holanda, ponte logística com toda a Europa. O país é porta de entrada para o continente, através de grandes revendedoras, e já é um dos maiores destinos dos produtos mineiros. Na Holanda, estão previstas rodadas de negócios com compradores holandeses, visitas técnicas ao Food Valley e a redes supermercadistas. A missão conta com apoio do governo holandês através da Netherlands Business Support Office Brasil – NBSO.

A segunda parada da comitiva mineira é a maior feira de alimentos do mundo. A Anuga acontece a cada dois anos e reúne cerca de 160 mil visitantes e 7 mil expositores de todo o mundo. No evento, que acontece em Colônia, Alemanha, o INDI oferece visitas qualificadas e previamente agendadas com potenciais compradores. Uma consultoria internacional especializada nas redes de negócios locais foi contratada para assessorar os empresários mineiros em eventos de matchmaking durante a Anuga, cruzando a oferta mineira com a demanda europeia.

Além da organização de encontros de negócios, O INDI oferece uma série de incentivos à participação das empresas mineiras, como o desenvolvimento de materiais bilíngues de divulgação e fornecimento de intérpretes e de transporte em rotas selecionadas. Antes da missão, equipes do INDI trabalharam com estudo de mercado e com a preparação dos produtos mineiros para inserção na Europa. A comitiva mineira sai do Brasil com um portfólio bilíngue que apresenta o perfil das empresas participantes.

Missão gastronômica

Outra âncora da missão é a promoção dos produtos mineiros a partir de ações gastronômicas. Para que o importador europeu possa conhecer o uso e o potencial dos produtos, três renomados chefs mineiros participarão de eventos de relacionamento. A tradição culinária mineira será apresentada por Eduardo Avelar, Felipe Oliveira e Flávio Trombino, que acompanham a delegação mineira à Europa.

Na missão, o INDI trabalha junto à Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e ao Programa Mais Gastronomia, que comporta o espaço Mineiraria – Casa da Gastronomia. O objetivo é promover o turismo e a gastronomia do estado, e de tornar produtores, produtos e empresários mais competitivos em novos mercados.

Promoção às exportações

A Missão de Exportadores Mineiros à Europa 2017 dá continuidade às ações de promoção de exportações do INDI. A Agência tem como missão atuar no desenvolvimento sustentável do estado, através da prospecção e ampliação de investimentos e da promoção comercial de empresas mineiras. São ações realizadas em conjunto com as demais instituições responsáveis pelo desenvolvimento econômico em Minas Gerais.

Missão de exportadores mineiros à Europa

Quando: 2 a 11 de outubro de 2017

Onde: em Amsterdã, Utrecht e Wageningem, nos Países Baixos, e em Colônia, na Alemanha.

Outras informações: www.minasnaeuropa.com.br.