Empresas mineiras apresentam seus produtos no mercado chinês

Postado em 09/05/2018 às 16:27:51

Entre 9 e 18 de maio, 18 empresas mineiras do setor de alimentos apresentam seus produtos na China, um dos maiores mercados mundiais para entrada e consolidação de novas marcas. As empresas integram a comitiva da Missão de Empresários Mineiros à China 2018, promovida pelo INDI, Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais, com o objetivo de promover as exportações de pequenas e médias empresas de alimentos e bebidas do estado.

A programação da missão contará com atividades em Hong Kong e Shanghai. A agenda inclui encontros de negócios, eventos de relacionamento, com apresentação da gastronomia do estado, e a participação nas feiras Gourmet Asia e SIAL China. Na missão, o INDI trabalha junto à Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e ao Programa Mais Gastronomia, que comporta o espaço Mineiraria – Casa da Gastronomia.

Os participantes da missão já exportam ou têm potencial exportador, com produtos de alta qualidade, como açaí, água, cachaças, cafés, pão de queijo, produtos à base de leite e própolis. O INDI oferecerá visitas qualificadas com potenciais compradores e trabalhará com a inserção dos produtos mineiros no mercado chinês. Especialistas e uma consultoria internacional especializada nas redes de negócios locais acompanharão os participantes, para auxiliar no fechamento de negócios.

Agenda e atividades

A missão se inicia no dia 9 de maio, em Hong Kong, onde será feita visita à feira Gourmet Asia. No dia 12, a delegação se desloca para Shanghai. Grande novidade da segunda edição da missão à China, Minas Gerais contará com um estande Mineiraria na SIAL China, onde os empresários mineiros participantes poderão expor seus produtos. No espaço, os chefs Pablo Oazen, vencedor do Master Chef Brasil, e Sinval Espírito Santo, do restaurante Tino Cucina, apresentarão a gastronomia mineira. Maior feira de alimentação e agricultura da Ásia, a SIAL China contou em 2017 com 3.200 expositores e mais de 100 mil profissionais de 65 países. A 19ª edição do evento acontece em Shanghai, de 16 a 18 de maio. No evento, serão apresentadas novas tendências do setor de alimentos e bebidas.

Para aproximar a cultura mineira da chinesa, além de encontros de negócio, a missão contará com momentos de apresentação da gastronomia do estado, utilizando produtos das empresas, com a participação de compradores e formadores de opinião. O INDI oferece ainda o desenvolvimento de materiais bilíngues de divulgação e fornecimento de intérpretes e de transporte em rotas selecionadas. Antes da missão, equipes do INDI trabalharam com estudos de mercado e com a preparação dos produtos mineiros para inserção na China. A comitiva mineira sai do Brasil com um portfólio bilíngue que apresenta o perfil das empresas participantes.

“Retornar à China para segunda missão de promoção de exportação é uma confirmação da relevância do mercado chinês e das oportunidades presentes para empresas mineiras. A missão será ainda um importante momento de fortalecimento internacional do programa +Gastronomia e da Mineiraria”, afirma Cristiane Amaral Serpa, diretora-presidente do INDI.

Missão de Empresários Mineiros à China 2018

Onde: Hong Kong e Shanghai
Quando: 9 a 18 de maio de 2018
Outras informações: www.minasnachina.com.br