Economia criativa mineira para o mundo

Postado em 11/10/2017 às 17:49:59

O INDI, a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais, organizou junto à Codemig, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, projeto de Hosted Buyers no Minas Trend – Outono-Inverno/2018. Compradores qualificados de quatro países passaram pelo evento, entre 3 e 6 de outubro, no Expominas.

Estande da Codemig no Minas Trend

O objetivo é disseminar a economia criativa mineira internacionalmente, através da venda de itens de vestuário, acessórios bolsas, joias, bijuterias e calçados para outras regiões do mundo. “É fantástico esse tipo de ação, mostrar a moda mineira para outros países e para quem está fora do eixo Paris, Nova York, Londres e Milão. Às vezes falta o produto mineiro lá fora, e ele tem espaço”, afirma o empresário belo-horizontino radicado na Alemanha Luciano Emerick.

O Minas Trend é uma das principais plataformas de lançamentos dos segmentos de moda da América do Sul. A 21ª edição do evento contou com 220 expositores e cerca de 7 mil visitantes. Foram 3,75 mil compradores, 563 jornalistas e 286 influenciadores digitais. O evento une negócios e atividades de moda com desfiles, exposições e palestras, além dos estandes.

Negócios e Minas Trend

Mabel Tello, empresária panamense, esteve na feira pela segunda vez a convite do INDI/Codemig. “De forma geral, esta versão do evento foi mais produtiva em termos de negócios do que a anterior. Consegui novos fornecedores e pude trabalhar melhores negociações. Ter vindo antes fez com que os fornecedores confiassem mais em mim, e melhoraram, por exemplo, as condições de pagamento”, diz.

Os compradores internacionais também saíram do Expominas para conhecerem a produção têxtil do estado. “O colorido e os estampados do Brasil são famosos. A beleza tropical é difícil de imitar em outras culturas, e são produtos perfeitos para nossos mercados na América Latina”, afirma o comprador colombiano Luiz Ivan Arango. O trabalho com estamparias levou o empresário a negócios com produtoras têxteis mineiras, a partir de contatos estabelecidos dentro do Minas Trend.

Os convidados foram ainda apresentados a aspectos culturais de Minas Gerais, com visitas e atividades turísticas e gastronômicas. A prospecção dos compradores foi feita a partir de estudo elaborado pelo INDI, que identificou os principais países importadores da moda mineira. O contato com os empresários se deu através de câmaras de comércio, com seleção e aprovação dos indicados pela Codemig.

Semana Internacional do Café

Ainda em outubro, INDI e Codemig dão continuidade ao trabalho com prospecção e apoio logístico a compradores internacionais na Semana Internacional do Café. O encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores e empresários acontece entre os dias 25 e 27 de outubro no Expominas. Além do contato com os produtores mineiros no evento, o objetivo é apresentar aos compradores as regiões produtoras de café: mostrar como o grão é colhido, manuseado e tratado, até chegar ao produto final. O INDI oferece apoio operacional ao projeto Hosted Buyers da Semana Internacional do Café junto à Café Editora.

Confira fotos do Minas Trend!